terça-feira, setembro 12, 2006

dando sopa

Ainda há pouco escutei do Juliano essa frase. Bateu aqui no ouvido que nem sininho... Durante alguns segundos me passaram os milhares de usos dessa expressão. Me lembrei do que é a sopa mesmo, para que ela serve. A gente só costuma tomar no inverno, ou quando está doente. Depois fiquei recordando daquela história antiga de criança - a da sopa de pedra em que o menino pede a todos os ingredientes e depois joga as pedras fora. Espertinho.

Enquanto eu ganhava uns cafunés manhosos no cabelo, dei sopa pras minhocas... elas há tempos não comiam nada - ainda não estou pronta para matá-las de inanição, ainda não. Desfilaram algumas imagens aqui na cabeça, como trailer de filme romântico, meloso, sem sentido, mas com imagens bonitas. Sentia os dedos do Juliano encarando as curvas da minha viagem: eram nessas curvas que eu reencontrava a Thais e outras testemunhas da minha vida vivenciando o dar sopa.

Foram as situações habituais: numa paquera, numa crise de carência, nos locais divertidos - ponto de ônibus, aqueles bancos do metrô que a gente fica de frente pra outra pessoa (ou meio de ladinho) e se ajeita na cadeira tentando ser discreto pra olhar (alguns disfarçam melhor olhando pela janela...). A gente dá sopa pra ladrão (pode? ou ele rouba da gente!?), pra ser atropelado, até pra bala perdida. A gente dá sopa no trânsito, pra acidente. Enfim, são tantas as vezes que a gente dá sopa que eu acabei dando sopa para a fuga completa do meu pensamento.

Fiquei ali, quietinha, dando sopa para o sono a fim de que ele pudesse chegar quentinho, bem recebido. Ouvi o Juliano falando mais qualquer coisa pouco importante: a política do PT? a programação da televisão... enfim, caimo no assunto do Nosso.

"a gente tem que dar sopa pro amor"... silêncio. Parecia estranho ouvir isso dele na medida que eu assumo sempre o papel da filósofa dos relacionamentos que adora discutir a relação. Era aquilo mesmo. Alimentar o amor? Puxa isso poderia parecer tão óbvio - e piegas também. Poderia ser a solução mais fácil, mas com o que eu poderia fazer a sopa? Não será tão simples como a sopa de pedras do Joãozinho. Na verdade em se tratando dessa sopa, acho que as pessoas acrescentam mais pedras do que os demais ingredientes. Há outros ingredientes? Onde está a lista de compras para o supermercado ou a feira?

Comecei a pensar do que é feita a sopa do Nosso, o que estou colocando nesse caldo tão elaborado de fazer, sem receita nenhuma... sem tempo de cozimento, se as variações do fogo comprometem... baixo, alto, gás acabando. Puxa, como é difícil cozinhar. Eu nunca gostei. Deixei essa tarefa para ele. E começo a me dar conta que essa alquimia toda, tão sublime, especial, não pode ser feita por um único chef. Há mais mãos operando nessa sopa. É um banquete. Canibal. Não bastará esperar a janta ficar pronta e poder dormir no quentinho. Vou precisar voltar às primitividades: caçar, sentir fome, acender o fogo (sem isqueiros...) , separar os ingredientes, buscar água. Deixar. Esperar. E depois, no meio da noite, escura, com meio milhão de estrelas como testemunhas, saborear. Não sozinha no meu egoísmo neandertal, mas compartilhando os sabores, descobertos juntos. E perceber que algum de nós salgou demais... ou está sem sal. E continuar dando sopa... deixando o outro descobrir pelos meus lábios os próprios temperos... só nossos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Thais!!!
olha o Tocha Humana!
que legal que o comentário ficou!
Obrigadão pela ajuda. Agora já estou funcionando!
abç